São José em Natal
       Terço Abençoado de São José

Criar Ambiente de Oração

Escolha um espaço tranquilo e prepare esse lugar de oração colocando nele um crucifixo, uma Bíblia, uma imagem ou quadro de São José. Se possível, ornamente-o com flores, como sinal de amor, e com uma vela acesa, símbolo de fé. Reserve diariamente, no mínimo, quinze minutos para estar na presença de Deus e na companhia de Jesus, Maria e José.

Oferecimento do Terço

“Ofereço este Terço em louvor e glória de Jesus, Maria e José, para que sejam a minha luz, meus guias, proteção, defesa, amparo e fortaleza em todos os meus trabalhos, alegrias, agonias e tribulações. Pelo nome de Jesus e pela glória de Maria, imploro de vós, ó glorioso São José, que alcanceis a graça que desejo (pede-se a graça). Advogai a minha causa, falai em meu favor, no Céu e na Terra, alegrai a minha alma, para honra e glória de Jesus e Maria. Amém.”


Como Rezar o Terço Abençoado de São José

O processo é o mesmo de como reza o terço mariano. Contempla-se cada mistério. Nas contas grandes reza-se o Pai-Nosso. Nas contas pequenas, a oração “Salve, José”. Já nas contas de intervalo entre um mistério e outro reza-se o Glória ao Pai, seguido da Invocação a São José. No final do terço reza-se a oração “Salve, Glorioso São José”.
Mistérios de Deus na Vida e Missão de São José

1º mistério: contemplamos a Aparição do anjo do Senhor, em sonhos, a José. (Mt 1,18-25);

2º mistério: contemplamos José no presépio com o recém-nascido e Maria. (Lc 2,1-16);

3º mistério: contemplamos a fuga para o Egito. (Mt 2,13-15);

4º mistério: contemplamos a apresentação de Jesus no Templo. (Lc 2,22-39)

5º mistério: contemplamos o reencontro de José e Maria com Jesus, no Templo (Lc2,41-51)

Orações do Terço Abençoado de São José

Salve, José

“Salve, José, agraciado por Deus, o Senhor é convosco.
Bendito sois vós entre os homens e bendito é o fruto do vosso piedoso coração, Jesus. São José, pai adotivo de Jesus, olhai e cuidai de nós, agora e na hora de nossa morte santa. Amém.”

Invocação a São José

“Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações o anjo não vos valeu? Valei-me, São José.”

Oração de Agradecimento a São José

“Graças vos damos, glorioso São José, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar, vos saudamos com a oração Salve, Glorioso São José:
'Ó Glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. (faz-se o pedido). Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança. Que ninguém possa, jamais, dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que a vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da família de Nazaré, sede o pai e protetor da nossa e impetrainos a graça de vivermos e morrermos no amor a Jesus e Maria. São José da Esperança, rogai por nós eu recorremos a vós'.”

Bênção de São José

“São José, em nome da Santíssima Trindade, abençoai-nos e defendei-nos. Ide à nossa frente para nos guiar, atrás de nós para nos proteger e ao nosso lado para nos amparar. Com a vossa súplica, ajudai-nos a sermos perseverantes na fé e no compromisso com o Evangelho, fazendo sempre o bem, para assim alcançarmos, com a graça de Deus, a
glória eterna. Amém!”








Fonte : Livro - Terço Abençoado de São José